BATATA BAROA
ORIGEM → Região da Cordilheira dos Andes – Da mesma família da cenoura.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
OUTROS NOMES
No Brasil,
dependendo da região onde é cultivada:
Mandioquinha, Batata Fiúza, Batata Galinha, Batata Salsa. Batata Suíça, Batata Baronesa, Barão, Baroa, Cenoura amarela;
Na Região andina
: Racacha, Zanória Blanca, Arracacha, Apoio Criollo;
Na língua inglesa:
Peruvian Carrot, Yellow Carrot.
COMPOSIÇÃO
Comparando-se com os outros tipos de batata, é mais rica em Fósforo, Cálcio, Potássio, Ferro, Betacaroteno (pró-Vitamina A), Vitaminas do Complexo B (principalmente, Niacina), Vitamina C (que se perde, em parte, no cozimento) e amido (daí o seu grande valor energético, indicada para pessoas em convalescença, bem como para idosos e crianças).
VALOR ENERGÉTICO
100 gramas = 110 calorias; Cozida = 125 calorias
MODO DE COMPRAR
Prefira as que estejam firmes, de cor amarelo-claro; as raízes de formas regulares (lisas e retas) e sem pontos escuros e/ou reentrâncias.
PROPORÇÃO:
1/2 kg de mandioquinha serve bem 4 pessoas.
ÉPOCA DE COMPRAR
Mais encontrada no inverno - agosto, por exemplo.
MODO DE PREPARAR
Ao preparar, evite descascar, raspando-a somente.
MODO DE CONSUMIR
Em sopas, ensopados, cremes, papinhas, caldos, como também na forma de pães, purês, suflês, nhoques, bolos, sucos e as folhas, em saladas ou para alimentação de animais, principalmente coelhos e bovinos. Algumas pessoas a rejeitam, alegando gosto enjoativo, por ser ligeiramente doce.
MODO DE GUARDAR
Deve ser guardada em um lugar arejado ou na geladeira, em baixo, na gaveta de hortaliças, onde resiste a, pelo menos, duas semanas de armazenamento. Após este prazo, começa a se deteriorar, perdendo o sabor e o aspecto viçoso. À semelhança da batata inglesa, também pode ser preparada para congelamento.
Mantém a saúde da pele, sistema nervoso e aparelho digestivo (graças à Niacina), assim como promove razoável ação diurética
Sem comentários:
Enviar um comentário